Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

You Were Never Really Here

Este filme foi um dos títulos estreados em Portugal em 2018 que nos despertou muita curiosidade pelo modo como o trailer foi montado e pela força dramática do protagonista.

 

Após termos visto o filme, ficámos com as nossas expectativas satisfeitas mas de um modo diferente do que inicialmente tínhamos pensado.

 

you were never really here 11.jpg

You Were Never Really Here - Nunca Estiveste Aqui, 2017, de Lynne Ramsay, com Joaquin Pheonix, Judith Roberts, Frank Pando, Ekaterina Samsonov, Alex Manette, John Doman, Alessandro Nivola.

 

Este filme é um thriller psicológico com uma forte componente dramática, e conta-nos a história de Joe, um veterano da Guerra do Golfo, que ganha a sua vida resgatando jovens crianças e adolescentes, das garras da exploração sexual de menores.

 

Joaquin Pheonix é Joe, um homem perturbado pela experiência de guerra, imperturbável perante a violência e capaz de a exercer de uma forma extrema, que vive com a sua mãe (Judith Roberts) quase incapacitada.

 

you were never really here 6.jpg

 

Não sendo esta uma atividade que Joe exerce dentro dos limites estritos da lei, ele é bastante cuidadoso com os seus contatos e evita situações onde a sua potencial exposição o coloque em risco.

 

Contudo, um trabalho de resgate da filha do Senador Albert Votto – Alex Manette, vai complicar a sua vida e levantar o véu sobre um conjunto de práticas sexuais impróprias do Senador, quebrando um pouco da carapaça de imunidade de Joe, quando este se vê obrigado a cumprir uma promessa que fez à pequena Nina (Ekaterina Samsonov).

 

you were never really here 5.jpg

 

O filme é muito violento mas não de um modo frontal. Joe castiga os seus oponentes de um modo brutal, utilizando martelos e marretas mas, todas estas cenas são apresentadas no momento antes do confronto e imediatamente após a violência.

 

Aqui, a mestria dramática de Joaquin Pheonix é um elemento em grande destaque, transmitindo ao espetador todas as sensações fortes dos confrontos mas sem o ato em si.

 

you were never really here 4.jpg

 

Curiosamente, estas cenas foram rodadas assim por restrições de orçamento, no entanto tornaram-se numa característica que define este filme. Toda a violência física é apresentada num plano diferente do habitual, essencialmente focado nas suas implicações na personagem de Joaquin.

 

Muitas das cenas do filme são apresentadas em tons suaves e esbatidos, como se todo o trauma de Joe e a violência das suas ações fossem apresentados numa pintura impressionista que purificassem os meios pela justeza dos fins.

 

you were never really here 2.jpg

 

Como referíamos no início, este filme cumpriu na plenitude as nossas espectativas iniciais e mostrou ser uma muito agradável experiência, e um exemplo de grande cinema.

 

Classificação SMN: 9/10.