XXII Globos de Ouro SIC Caras - Cinema
Ontem foi noite de Globos de Ouro pelas áreas circundantes do Coliseu de Recreios de Lisboa, assim como nas múltiplas plataformas da SIC.
A XXII Edição dos prémios teve como maior alteração, a mudança de apresentador para o João Manzarra, com a sua irreverência natural, secundada pelo seu estranho look, que quase se assumiu como uma personagem per si.
O contraponto cómico esteve a cargo do Luís Franco-Bastos, com um humor de qualidade, por vezes discutível, mas suficientemente eficiente para entreter as hostes.
A abrir a cerimónia com os prémios da categoria de cinema estiveram Rodrigo Guedes de Carvalho e, imagine-se quem ... Bárbara Guimarães, a falar sobre a violência sobre as mulheres, numa colagem demasiado forçada de um assunto de importância maior com a situação particular de Bárbara e os seus comportamentos conjugais pouco convencionais (na nossa opinião).
Passado o momento estranho de televisão, foram anunciados os vencedores das três categorias de cinema:
Melhor Ator: Nuno Lopes em Posto Avançado do Progresso
Melhor Atriz: Ana Padrão em Jogo de Damas
Melhor Filme: Cartas de Guerra de Ivo M. Ferreira
No Sessão da Meia Noite ficámos especialmente satisfeitos pelos prémios de Nuno Lopes e Ana Padrão, fugindo aos favoritos do ano Cinzento e Negro e Cartas de Guerra, que só não "escapou" ao prémio de melhor filme (nós tínhamos preferido O Ornitólogo, mas enfim).
Os discursos foram marcados pela contestação à Lei SECA (Secção Especializada de Cinema e Audiovisual) que impõem critérios na escolha dos júris de análise dos projetos que parecem pouco transparentes.
Numa cerimónia estranhamente contida no ano em que se comemora os 25 anos da SIC, o Sessão da Meia Noite gostou especialmente do Prémio Revelação atribuído a Beatriz Frazão, que mostrou em palco a sua inocência de menina, que emocionou quase toda a plateia.
Digno de menção também foram as três subidas ao palco de Fernando Santos, mas com especial ênfase no Prémio Mérito e Excelência, para o homem que foi diretamente responsável pela elevação internacional do futebol Português.
No dia seguinte só podemos esperar que todos os nomeados continuem a demonstrar a sua qualidade partilhando connosco o melhor da cultura nacional.