Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Vitória, Victory, Victoire

Seguindo a onda de festejos que atravessa o nosso país, o Sessão da Meia Noite tentou encontrar um filme que pudesse, de algum modo, funcionar como uma homenagem ao percurso desportivo que Portugal experienciou no ultimo mês.

 

A resposta veio de uma obra de John Huston de 1981.

 

victory 1.jpg

Victory – Fuga para a Vitória, 1981, de John Huston, com Michael Caine, Sylvester Stallone, Pelé, Bobby Moore, Oswaldo Ardiles, Daniel Massey, Max Von Sydow.

 

A história do filme passa-se durante a Segunda Guerra Mundial, no meio dos campos de concentração de prisioneiros de guerra alemães. Os oficiais nazis têm a ideia de realizar um evento de propaganda consubstanciado num jogo de futebol, onde uma seleção alemã defrontaria uma seleção de prisioneiros de guerra.

 

victory 5.png

 

Os prisioneiros concordam como o evento, mas sempre com a perspetiva de fuga dos campos de concentração.

 

A fuga de todos os “jogadores” aliados é engendrada com o apoio da resistência francesa, e deverá ter lugar no intervalo do referido jogo, que terá lugar no Stade Olympique de Colombes, próximo de Paris.

 

victory 2.jpg

 

O plano é a resistência fazer um túnel até os balneários do estádio, e a equipa fugir toda ao intervalo, uma vez que os prisioneiros só terão autorização para sair dos campos de concentração para o jogo.

 

Os aliados são autorizados a treinar, tem acesso a rações melhoradas e equipamentos de modo a que, pelo menos, pareça que o jogo é nivelado.

 

Contudo, com o jogo a decorrer, os sentimentos vão mudando e, chegando ao intervalo, há a clara sensação de que a vitória é possível, apesar de estarem a perder 4-1. Deste modo, também os efeitos da contra propaganda seriam muito maiores do que a fuga propriamente dita.

 

victory 3.png

 

Decididos a continuar, apesar dos comportamentos pouco isentos dos árbitros, os prisioneiros conseguem com a sua determinação dar a volta ao resultado, num final de jogo dramático com um penalty a favor dos alemães no último segundo do jogo.

 

No final, um desfecho positivo para os aliados propicia uma enorme invasão de campo, onde os aliados conseguem fugir no meio da multidão, desferindo assim um enorme golpe nas aspirações propagandistas da Alemanha nazi.

 

victory 4.jpg

 

O filme é uma excelente homenagem ao futebol, com a presença de diversos jogadores profissionais da altura, misturados com atores de valor, num conjunto magistralmente dirigido por John Huston.

 

 

As semelhanças, com as devidas e enormes diferenças de contexto, são grandes, onde Portugal sendo uma equipa por todos os media considerada como a mais fraca e o claro perdedor à partida, consegue dar a volta à história vencendo o país organizador segundo as suas próprias regras.

 

Neste dia emblemático, fica a homenagem do Sessão da Meia Noite à nossa maneira, com uma obra grandiosa que representa os valores da luta contra a adversidade, vencendo sobre a ignorância e a falta de humildade.

Error running style: Style code didn't finish running in a timely fashion. Possible causes: