Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

The War Wagon

É engraçado quando nós nos lembramos que nos esquecemos de algo. Como já dissemos em vários posts, um dos nossos estilos favoritos de filmes são os westerns mas, nunca tínhamos comentado um filme com o maior ícone do género: John Wayne.

 

Escolhemos para o efeito um filme menos conhecido mas que reuniu dois grandes nomes do cinema dos anos 60 e 70 do século passado.

 

The War Wagon 1.jpg

The War Wagon - Assalto ao Carro Blindado, 1967, de Burt Kennedy, com John Wayne, Kirk Douglas, Howard Keel, Robert Walker Jr., Keenan Wynn, Joanna Barnes, Valora Noland, Bruce Dern, Bruce Cabot, Gene Evans, Terry Wilson.

 

O argumento apresenta-nos a historia de Taw Jackson (John Wayne) que volta à sua terra natal, após ter estado preso dois anos por um crime que não cometeu. O motivo de prisão injusta foi a tomada das suas terras, ricas em ouro, pelo empresário ganancioso Pierce (Bruce Cabot), que dominava toda a região.

 

The War Wagon 2.jpg

 

Procurando uma retribuição pela injustiça sofrida, Taw planeia um assalto a um transporte de ouro que Pierce vai fazer em breve. Para tal necessita de uma equipa de mais quatro membros de modo a levar o seu plano a bom porto.

 

Os seus quatro companheiros nesta tarefa são Lomax (Kirk Douglas), Levi Walking Bear (Howard Keel), Billy Hyatt (Robert Walker Jr.) e Wes Fletcher (Keenan Wynn), recrutados entre velhos amigos, novos conhecimentos e inimigos, cujo objetivo principal é a vantagem financeira.

 

The War Wagon 5.jpg

 

Com um carro blindado montado numa diligência, e índios à mistura, este filme é um western de ação com uma forte toada cómica, sem o peso dramático de outros filmes do género.

 

Realizado por Burt Kennedy, um especialista com mais de vinte créditos de westerns no seu curriculum, este filme apresenta-nos uma história de reposição da justiça, muito comum no tema do Velho Oeste, mas de uma forma ligeira e cómica, com dois plots que fazem mover toda a história.

 

The War Wagon 3.jpg

 

Por um lado temos, o embate entre Taw e Pierce numa tentativa de reposição da injustiça cometida, e por outro a rivalidade entre Taw e Lomax, inimigos de oportunidade, uma vez que Lomax tinha participado no golpe de Pierce sobre Taw.

 

Este filme acaba por ser um exemplo leve e divertido dos filmes sobre o Oeste, onde só ligeiramente se nota a rivalidade que existia na altura entre John Wayne e Kirk Douglas, não prejudicando o resultado final.

 

 

Como curiosidade, este filme constitui o terceiro e último filme em que as duas super estrelas de Hollywood - John Wayne e Kirk Douglas, partilharam as telas, sendo que este é o único western.

 

Classificação SMN: 7/10