Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Survivor - Sobrevivente

Estreou no passado dia 5 de maio um filme de 2015, que integra no seu elenco um ator cujo trabalho é acompanhado de perto pelo Sessão da Meia Noite, pelos laços criados aquando da sua passagem pela personagem do espião mais famoso de todos os tempos. Falamos obviamente de Pierce Brosnan e James Bond.

 

survivor_ver4.jpg

 

Survivor – Sobrevivente, 2015, de James McTeigue, com Milla Jovovich, Pierce Brosnan, Angela Bassett, Dylan McDermott, Roger Rees.

 

Neste filme, o protagonismo da história é partilhado entre Pierce Brosnan e Milla Jovovich.

 

survivor-pierce-brosnan-milla-jovovich.jpg

 

Milla Jovovich é uma consultora de segurança – Kate Abbott, a trabalhar em Londres na embaixada dos Estados Unidos da América, na análise de situações potencialmente perigosas na atribuição de vistos de entrada.

 

Para dar substância à história, os seus alarmes são acionados quando analisa um pedido de visto de um médico Dr. Emil Balan (o último papel em cinema do grande ator britânico Roger Rees), que tenta entrar nos Estados unidos sob o pretexto de negócios.

 

survivor roger rees.jpg

 

As reticências de Kate em aprovar o pedido, resultam em algumas pressões oficiais, denunciando o poderio diplomático dos amigos de Dr. Emil e talvez alertando para as suas reais intensões.

 

Suspeitando que essas intensões desconhecidas pudessem ser descobertas, é contratado um assassino conhecido somente como The Watchmaker – o Relojoeiro, protagonizado por Pierce Brosnan, para eliminar o problema.

 

Survivor-Pierce-Brosnan.jpg

 

Desse ponto em diante vamos observando um jogo do gato e do rato entre o Relojoeiro e Kate, numa sucessão de ataques falhados, alguns até de grande dimensão como a explosão de um restaurante que mata quase todos os colegas de trabalho de Kate.

 

Inicialmente Kate não consegue perceber o que esta a passar, chegando mesmo a pensar que se tratam de coincidências não relacionadas (será que nunca viu filmes de espionagem ?????).

 

survivor_6-420x325.jpg

 

Ao tomar consciência da realidade em mãos, apercebe-se que, além de tudo, está a ser incriminada pelos atentados devido a problemas do seu passado. Decide então que a melhor maneira de se ilibar é apanhando o verdadeiro culpado pelos atos de violência, invertendo assim os papéis de presa e caçador.

 

Este filme é interessante mas tem algumas falhas sendo a mais clamorosa a total ignorância de que Londres é uma das cidades mais vigiadas do mundo por sistemas de CCTV em zonas públicas. Esta situação poderia desmontar os argumentos do relojoeiro em três tempos, mas não era a mesma coisa.

 

Apesar desta situação, e de outras semelhantes, James McTeigue consegue fazer um filme de ação e espionagem decente, com uma queda para o exagero nos atentados, mas que entretêm e acaba por divertir.

 

 

Pierce Brosnan apresenta-nos um assassino muito sóbrio, um pouco excessivo mas meticuloso na caça à sua presa. Milla Jovovich mostra-nos uma operacional muito realista, sem pretensiosismos ou atitudes de super-herói.

 

Ambas as prestações são o melhor que o filme tem.

 

Em suma, este filme acaba por não desiludir nas sequências de ação com personagens construídos de modo mais ou menos realista, que nos proporcionam alguns bons momentos de diversão.

 

Não ficará contudo para memória futura.

Error running style: Style code didn't finish running in a timely fashion. Possible causes: