Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sideways de Alexander Payne

Em 2004, Hollywood fez sair um filme de Alexander Payne, em que a historia gira à volta de um tema que tem pouco de americano – o gosto pelo vinho, e que nos leva a uma viagem muito fora do normal, pela mão de bons atores, mas também eles, muitas vezes, afastados dos papéis principais nos círculos de representação.

 

sideways 1.jpg

Sideways, 2004, de Alexander Payne, com Paul Giamati, Thomas Hayden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh, Marylouise Bourke, Jessica Hecht, Missy Doty, M.C. Gainey.

 

O argumento é simples: uma semana antes do casamento do seu melhor amigo Jack (Thomas Hayden Church), o padrinho Miles (Paul Giamati) leva Jack numa viagem de despedida de solteiro pela zona vinícola da Califórnia, com o objetivo de descansarem, e apreciarem bons vinhos na zona onde eles são produzidos.

 

sideways 2.jpg

 

Apesar de relutante com esta oferta, Jack aceita-a, com o objetivo de ajudar Miles a sair de um estado algo depressivo em que se encontra desde a sua separação.

 

Embora a viagem vá correndo bem, e aparentemente sendo interessante para Miles (que é um grande apreciador de vinhos), Jack acaba por ficar um pouco aborrecido.

 

Durante a viagem vão conhecendo algumas mulheres com quem se vão divertindo, mais Jack do que Miles, até que encontram Maya (Virginia Madsen) e Stephanie (Sandra Oh), com quem se envolvem romanticamente.

 

sideways 5.jpg

  

Obviamente que esta situação tem desfechos diferentes para os dois amigos, sendo que Miles está descomprometido e Jack está prestes a casar mas, o desenrolar da história, introduz um pouco de comédia no drama romântico principal, aliviando a carga dramática e depressiva introduzida pela personagem de Miles.

 

As interpretações de Paul Giamati e Thomas Hayden Church são irrepreensíveis, num registo muito pouco usual de ver num filme americano.

 

No Sessão da Meia Noite também gostámos de ver uma das nossas atrizes favoritas: Virginia Madsen, assim como assistir a Sandra Oh num papel que a levou muito para longe de um hospital (a milhas da Anatomia de Grey).

 

sideways 4.jpg

 

Das cinco nomeações para os Óscares de 2005, venceu somente a categoria de melhor argumento adaptado, o que não lhe tira nenhum mérito, no ano de Million Dollar Baby e de Clint Eastwood.

 

Este é um daqueles filmes onde temos tempo para apreciar o desenvolvimento do argumento, e a qualidade das performances e das paisagens vinícolas, com pena de não ser possível provar os vinhos.

 

É um must see, sem dúvida.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.