Screen Actors Guild Awards 2018
No passado fim de semana ocorreu a cerimónia de entrega dos prémios da associação dos atores americanos de televisão e cinema, os Screen Actors Guild Awards, ou abreviadamente SAG Awards.
A cerimónia realizou-se no passado dia 21 de janeiro, no Shrine Auditorium em Los Angeles, com apresentação da atriz Kirsten Bell.
Nas categorias de cinema Gary Oldman, Frances McDomand, Sam Rockwell e Allison Janney foram celebrados como os melhores de 2017, confirmando Darkest Hour, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri e I, Tonya como as grandes referências para os Óscares.
O prémios de melhor elenco de cinema foi para Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, batendo The Big Sick, Get Out, Lady Bird e Mudbound.
Na televisão consagrou-se Big Little Lies com prémios para Alexander Skarsgard, Nicole Kidman, a que se juntaram Sterling K. Brown (This Is Us) e Claire Foy (The Crown) nas categorias de drama e William H. Macy (Shameless) e Julia Louis-Dreyfus (Veep) na comédia. Veep também venceu o prémio de melhor elenco de comédia.
Apesar de não ter estado presente na cerimónia por motivos de saúde, Julia Scarlet Elizabeth Louis-Dreyfus, tornou-se na atriz mais premiada de sempre nos SAG Awards com nove galardões no total, sendo que seis deles foram para a sua Elaine Benes de Seinfeld.
Morgan Freeman recebeu o Lifetime Achievement Award pela sua longa carreira ao serviço das artes cinéfilas.
A cerimónia decorreu sob a égide da inclusão de género, de raça, e do movimento #metoo, numa antecipação do que pensávamos poder ocorrer nas nomeações para os Óscares apresentadas a 23 de janeiro.
Mas, como veremos num post seguinte, a Academy of Motion Picture Arts and Science tinha algumas surpresas na manga.