Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

O Herói de Hacksaw Ridge

Hoje comentamos um filme realizado por uma dos atores favoritos do Sessão da Meia Noite – Mel Gibson.

 

A sua mais recente aventura na cadeira da realizador é um filme de guerra, com caráter biográfico, sobre o desempenho do oficial médico do exército Desmond T. Doss, na batalha de Okinawa, na Segunda Guerra Mundial.

 

Hacksaw ridge 1.jpg

Hacksaw Ridge – O Herói de Hacksaw Ridge, 2016, de Mel Gibson, com Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Vince Vaughn, Hugo Weaving, Rachel Griffiths, Milo Gibson, Teresa Palmer, Luke Pegler, Ben O’Toole.

 

Desmond T. Doss foi um oficial no exército dos Estados Unidos da América, que se voluntariou para a frente de batalha, mesmo sendo objetor de consciência, devido às suas convicções religiosas.

 

Hacksaw ridge 7.jpg

 Explicando melhor, Desmond T. Doss desejava servir o seu país numa altura da guerra, após o ataque a Pearl Harbour, numa altura em que todos os americanos se sentiam profundamente inseguros.

 

No entanto, ele queria prestar o seu contributo sem pegar em armas, contribuindo “somente” como oficial médico.

 

Obviamente que as suas convicções lhe trouxeram muitas problemas na recruta, devido à dificuldade dos seus superiores em compreender as suas atitudes, e a sua aparente obstinação religiosa.

 

Ultrapassadas as dificuldades, foi permitido ao soldado Desmond T. Doss combater na frente de batalha sem empunhar qualquer arma. Mas, ao longo do filme, vamos descobrindo que a sua maior arma era a coragem e a empatia para com os seus colegas.

 

Hacksaw ridge 6.jpg

 

Nas escarpas de Hacksaw Ridge, o soldado Desmond T. Doss salvou da morte certa às mãos dos japoneses 75 soldados feridos. Por este ato de enorme coragem e valentia foi-lhe atribuída a Medalha de Honra, além de variadas outras condecorações.

 

O filme, relata diversos períodos da vida de Desmond desde a sua infância, ao alistamento nas forças armadas, à recruta e à batalha de Okinawa.

 

Hacksaw ridge 3.jpg

 

Nestes relatos da vida de Desmond, interpretado brilhantemente por Andrew Garfield, o realizador mostra o porquê da força das convicções de Desmond, a sua luta por mantê-las no meio do ambiente militar que lhe era completamente hostil, e a sua valentia no campo de batalha.

 

Mas não nos enganemos! Mel Gibson mantêm-se fiel ao modo de realizar que já vimos em exemplos anteriores, criando um filme que é realista e bastante frontal na apresentação da realidade militar e do próprio teatro de guerra.

 

Hacksaw ridge 4.jpg

 

As cenas de batalha são muito violentas e sangrentas, num contraponto muito inteligente com a objeção de consciência de Desmond, apresentando muitas semelhanças a uma novela gráfica, onde o som funciona na perfeição como intensificador dramático.

 

Além da prestação de Andrew Garfield, destacam-se as interpretações de Vince Vaughn (Sargento Howell) um dos melhores atores dramáticos da atualidade, Teresa Palmer (Dorothy Schutte) um grande talento à espera de um papel de maior protagonismo, e Hugo Weaving (Tom Doss) um ator sempre em alta.

 

 

Este filme excelente, e merece completamente as nomeações que granjeou na temporada dos prémios e, obviamente, os dois Óscares.

 

Classificação SMN: 9/10.

1 comentário

Comentar post