Multi-Facial by Vin Diesel
Passando pelo universo das curtas-metragens, o Sessão da Meia Noite descobriu recentemente um trabalho da início a carreira do ator de ação Vin Diesel.
Multi-Facial, 1995, de Vin Diesel, com Vin Diesel, Lewis Steidl, Lara Gafeen.
Esta curta-metragens de 20 minutos foi o primeiro trabalho de Vin Diesel. Neste primeiro exercício Diesel escreveu, atuou, realizou e até foi responsável pela escolha da banda sonora. “Jack of all trades” ou, em bom Português, um pau para toda a obra.
Estava no início da sua carreira, a milhas de distância de Riddick ou de Dominic Toretto, e Diesel encontrou este meio para demonstrar a dificuldade dos jovens atores no mundo dos castings.
Este trabalho acaba por ser semiautobiográfico, incorporando material recolhido dos seus próprios castings, documentando a frustração de um jovem ator de aspeto multiétnico, a tentar obter trabalho.
Vin Diesel, nascido Mark Sinclair, em 1967, tem ascendência inglesa, germânica, escocesa e irlandesa por parte da mãe e o seu pai adotivo era negro. Vin nunca menciona muito o seu pai biológico, mas vai dizendo que deveria ser “definitivamente uma pessoa de cor”.
Ficando assim facilmente justificada a multietnicidade.
Este trabalho foi realizado em New York, numa altura em que Vin Diesel tinha retornado de Hollywood desiludido com a indústria do entretenimento.
Multi-Facial, juntamente coma longa-metragem Strays – Instinto Assassino de 1997 (também escrito por Diesel), foram os primeiros trabalhos que deram visibilidade a Vin Diesel, catapultando-o mais tarde para outros tipos de papéis.
Mas a história de Strays fica para outra altura.