Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Marvel Cinematic Universe - Fase 1

O universo de filmes chamado Marvel Cinematic Universe (MCU) ou em português Universo Cinemático da Marvel, é uma saga de filmes e séries de televisão, centradas em filmes de super-heróis, produzidos independentemente pelo Marvel Studios e baseados nas personagens de banda desenhada publicadas pela Marvel Comics.

 

mcu phase 1 1.jpg

 

A saga tem vindo a crescer, estando nesta altura na sua terceira fase, e inclui, para além dos filmes, curtas-metragens, séries de televisão, séries digitais e, obviamente livros de banda desenhada.

 

O MCU foi criado à imagem do Universo da Marvel na banda desenhada, e envolve ligações cruzadas entre histórias, locais, personagens e atores.

 

mcu phase 1 3.jpg

 

Existe uma única personagem que foi criada no MCU e que não existe no Universo Marvel.  Essa personagem é o agente Phil Coulson, interpretado por Clark Gregg, e que aparece em quase todos os diferentes meios do MCU.

 

Em termos orgânicos, o MCU está dividido em fases que organizam os filmes e as curtas-metragens, chamados de one-shots, sendo que atualmente estamos no final da terceira fase.

 

mcu phase 1 2.jpg

 

Por sua vez, as séries não se organizam necessariamente pelas fases dos filmes, mas podem ser encaixadas na linha cronológica do MCU, enriquecendo o contexto do universo de produtos audiovisuais da Marvel.

 

Esta adaptação tem por base a cronologia da ação de cada suporte, independentemente da sua data de lançamento. Obviamente que, como as séries tiveram datas de lançamento muito díspares dos filmes, esta adaptação só agora foi possível.

 

mcu phase 1 4.jpg

 

A primeira fase do MCU teve início a 2 de maio de 2008 com o lançamento de Iron Man de Jon Favreau, já comentado aqui, e terminou com Os Vingadores (2012) de Joss Whedon.

 

De seguida apresentamos a nossa versão dos elementos constituintes da primeira fase do MCU.

 

MCU - Fase Um

 

- Agent Carter - One-Shot

- Agent Carter - Temporada 1

- Agent Carter - Temporada 2

- Iron Man de Jon Favreau (post)

- The Incredible Hulk de Louis Leterrier (post)

- The Consultant - One-Shot

- Iron Man 2 de Jon Favreau (post)

- A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer - One-Shot

- Thor de Kenneth Branagh

- Captain America The First Avenger de Joe Johnston

- The Avengers de Joss Whedon

- Item 47 - One-Shot

 

Esta é a fase mais simples do MCU, cujo objetivo é criar a mística do universo Marvel para os écrans e telas, apresentando os principais protagonistas para aquilo que viria depois.

 

No Sessão da Meia Noite já temos posts sobre alguns dos filmes principais, cujos links estão na lista e esperamos, em breve apresentar comentários sobre os restantes. 

 

Aqui fica um amostra da fase 1 do MCU.

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.