Iron Man 2
O terceiro filme do MCU, volta a um dos nossos heróis favoritos - Iron Man, mas desta vez, numa perspetiva de alargamento do universo Marvel, introduzindo mais personagens, e aumentado o destaque de outros que já havíamos visto mas de um modo muito superficial.
Iron Man 2 - Homem de Ferro 2, 2010, de Jon Favreau, com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, John Slatery, Garry Shandling, Paul Bettany, Kate Mara, Leslie Bibb, Jon Favreau, Christiane Amanpour, Larry Ellison, Evgeniy, Lazarev, Stan Lee, Olivia Munn, Elon Musk.
Este filme segue a cronologia sequencial definida pelo MCU, e a ação decorre após o primeiro Iron Man, mas desta vez conduzida por diversas linhas de argumento paralelas, que, eventualmente, se acabam por se intersetar.
Por um lado temos Tony Stark a ser pressionado pelo governo dos Estados Unidos em entregar o seu fato de Iron Man aos militares. No entanto, este mantém a sua recusa enfática e publicamente.
Por outro lado, outro plot do argumento apresenta Tony Stark a ser envenenado pelo reator de arco (arc reactor) que lhe salva a vida permanentemente (instalado no seu peito), e que dá energia ao fato do Iron Man.
Como curiosidade, o envenenamento de Tony estava a ser causado por pastilhas de paládio que alimentam o reator de arco. Na realidade, o paládio não poderia ter tal reação pois não tem qualquer propriedade tóxica (enfim!).
Noutra vertente do argumento, este filme também introduz Ivan Vanko (Mickey Rourke) no MCU, um físico russo, brilhante, que tem um grande desejo de vingança contra Tony Stark, por problemas familiares entre os pais dos dois.
No lado dos personagens de caráter duvidoso temos a aparição de Justin Hammer (Sam Rockwell), um concorrente de Tony Stark no fornecimento de armamento, que tenta ficar com os seus antigos contratos de fornecimento de material bélico, e auxilia o governo dos Estados Unidos na sua contenda pelo Iron Man.
A organização S.H.I.E.LD. também ganha mais tempo de écran com Nick Fury (Samuel L. Jackson) a ter um papel orientador de Tony, quase paternal, auxiliado pelo Agente Coulson (Clark Gregg) e pela bela Natalie Rushman/Natasha Romanov a.k.a. Black Widow (Scarlett Johansson).
De notar a substituição de Terrence Howard por Don Cheadle no papel do Tenente Coronel James "Rhodey" Rhodes, alegadamente por problemas entre o ator e a equipa de produção. Rhodey, que neste filme se torna na War Machine, quando "rouba" um dos fatos de Iron Man a Tony Stark, para o entregar às Forças Armadas Americanas.
Também como curiosidade temos o retorno de Leslie Bibb ao papel da jornalista Christine Everhart, mas aqui contracenando com o seu companheiro na vida real: Sam Rockwell.
E assim temos criado o emaranhado de plots e subplots que constroem o argumento de mais este filme de super-heróis.
A realização é muito competente e foca a história nos pressupostos do Iron Man que são a tecnologia e a ciência, num misto de muita ação e muito boas interpretações.
A estratégia de utilizar atores de qualidade reconhecida, que continuam nas suas personagens de filme para filme, cria uma ligação mais fácil do espetador aos filmes e à realidade do MCU, que a Marvel quer que seja crescente, retratando aquilo que se verifica nos comics.
É mais uma obra muito bem construída que merece a nossa atenção, especialmente para os fãs de super-heróis.
Classificação SMN: 9/10.