Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Getaway - Em Fuga

Numa passagem que eu aprecio especialmente, o Sessão da Meia Noite dedica-se um pouco aos “Filmes de Carros”.

220px-Getaway_Poster.jpg

Getaway – Em Fuga, 2013, de Courtney Soloman, com Ethan Hawke, Selena Gomez e Jon Voight.

 

Este filme tem uma sequência inicial brutal, bem ao estilo dos filmes do James Bond, que nos faz uma introdução à história e nos mostra, sem misericórdia, o que vamos ver nos próximos 90 minutos.

 

Parece o começo de um concerto dos Metallica onde as primeiras músicas são completamente “a rasgar” para agarrar o público.

 

O filme conta a história de um antigo piloto de corridas de carros – Brent Magna que, após se retirar em desgraça, passou a fazer trabalhos menos recomendáveis utilizando sempre as suas capacidades de condução.

 

A dada altura, encontrou um motivo muito especial que o fez repensar a sua estratégia de vida, e fez uma mudança radical de comportamento, o que incluiu a sua mudança física para Sófia, na Bulgária.

 

No entanto, quem já viu alguns filmes deste tipo, sabe que raramente se consegue fugir ao passado. É o que acontece a Brent que cai nas mãos de um criminoso que o obriga a conduzir um carro durante uma noite e a fazer as tarefas que ele manda, com o objetivo de salvar a sua mulher.

S39tSlG.png

Pelo meio conhece uma rapariga – The Kid, interpretada por Selena Gomez, que começa por o queres assaltar (aparentemente), e acaba por o ajudar na sua contenda.

 

É um filme com perseguições de cortar a respiração, todas durante a noite, dando assim ainda mais espetacularidade à velocidade e aos acidentes inerentes a esta atividade.

 

O carro que Brent conduz é muito especial. Trata-se de um Shelby Super Snake Mustang, uma edição muito especializada e limitadíssima, com icónico carro americano numa luta incessante contra os carros da polícia de Sófia.

Getaway-movie-with-Shelby-Super-Snake.jpg

 

Nas filmagens foram destruídas 13 versões deste carro e, de acordo com os comentários da produção, em certos dias todos os modelos disponíveis estavam em reparação. Na globalidade do filme foram destruídos 130 carros.

 

 

Interessante na história é o facto do carro de Brent parecer indestrutível.

 

A perseguição final foi filmada num só plano, sem cortes, parecendo que estamos num jogo de consola, onde o ponto de vista é exatamente o mesmo que podemos utilizar em “Need Sor Speed”.

 

O forte deste filme é a sensação de velocidade transmitida e não tanto as interpretações. Neste último campo, Ethan Hawke é bom no seu papel, mas Selena Gomez é muito fraquinha e um pouco artificial (parece que não se tinha ainda libertado dos síndroma da estrela de filmes para adolescentes).

 

getaway-52b095a50eaad.jpg

 

Este facto parece consensual uma vez que Selena Gomez foi nomeada para um Razzie Award em 2014 para pior atriz. Contudo não ganhou. Ainda houve pior nesse ano.

 

Em suma, o argumento é simples, tendo sido tratado com respeito pela realização, e tem como curiosidade um final diferente do habitual neste tipo de filmes.

 

Atendendo à época do ano em que a história de desenrola parece que se trata de um filme de Natal, aqui um pouco fora de época, mas definitivamente a ver pelos fãs de velocidade.

 

Numa homenagem bem merecida, o filme é dedicado à memoria de Caroll Shelby, falecido em 2012, o criador destes carros superaditivados, assim como do Cobra.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.