Curiosidades #6 Tom Hanks
Thomas Jeffrey Hanks, natural da Califórnia, a estrela do último filme de Clint Eastwood: Sully – Milagre no Rio Hudson, tem ascendência portuguesa por parte da mãe cuja família é toda de Portugal, nomeadamente dos Açores. O apelido original da família materna era “Fraga”, americanizado pela avó materna de Tom Hanks para “Frager”.
Tom Hanks é um dos atores americanos mais reconhecido pelo público e galardoado pelos seus pares.
Como exemplo referimos que na década entre 1994 e 2004 foi um dos atores com mais nomeações para Óscares: quatro no total (juntamente com Sean Penn, Meryl Streep, Judi Dench e Ed Harris), tendo vencido em duas das ocasiões (mais que todos os restantes nesse período).
Tipicamente vemo-lo a interpretar pessoas normais em situações extraordinárias, sendo esta a sua imagem de marca.
O filme “Milagre no Rio Hudson” marca a sua estreia sob a batuta do realizador Clint Eastwood, sendo esta a segunda vez que Tom Hanks interpreta um aviador na vida real. O ator já foi Jim Lovell em Apollo 13 (1995).
As notas de produção referem ainda que, o departamento de maquilhagem de “Milagre no Rio Hudson” teve algumas dificuldades surpreendentes em branquear o cabelo de Tom de modo que este fosse realista e persistente para as filmagens.