Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

A Cor da índia -The Darjeeling Limited

Na semana passada, estava a fazer zapping no cabo e encontrei um título que me chamou a atenção pois estava na minha lista “a ver” e tem como realizador Wes Anderson.

 darjeeling cover.jpg

The Darjeeling Limited, 2007, de Wes Anderson com Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman.

 

A história passa-se toda na Índia e começa com um homem de negócios – Bill Murray, a correr para apanhar um comboio – o Darjeeling Limited. Ele acaba por o perder, mas é ultrapassado por três irmãos que o apanham.

No cerne da história temos esses mesmos três irmãos – Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman), os três em estado mais ou menos depressivo, que vivem distânciados afetivamente uns dos outros, após a morte do pai deles há um ano atrás.

original_open-uri20150222-27817-it9tbb.jpg

 

Esta viagem organizada pelo irmão mais velho – Francis, através da India, tinha como objetivo que os três voltassem a estabelecer uma ligação de sangue e, um pouco mais a frente o reencontro com a mãe deles.

 

A dirigir esta história, aparentemente estranha, está Wes Anderson, hábil na criação de uma ambiente fora do normal, cheio de cores vivas e ambientes exóticos, que quase se conseguem cheirar através da tela.

A contribuir para este resultado esteve a viagem de preparação que Wes Anderson fez pela India com os seus co-argumentistas Schwartzman e Roman Coppola, enquanto terminavam o argumento fazendo com que o contexto seja também um personagem.

 

Índia e as suas paisagens e exteriores são apresentados fora da perspectiva turística, numa vertente mais realista, sendo aqui que a fotografia se destaca.

Curiosamente Wes Anderson realizou tambem uma curta metragem que serve de prólogo à história ou pelo menos à parte que diz respeito a Jack. Chama-se Chevalier Hotel – Hotel Chevalier, 2007.

hotel chevalier cover.jpg

 

Percebemos assim mais um pouco sobre a relação conturbada entre Jack e a sua namorada – interpretada por Natalie Portman, e pode-se tirar um pouco mais sobre os porquês da rotura entre ambos.

Este fime é uma obra importante da filmografia de Wes Anderson, vencedor do Leão de Ouro em Veneza e New York Film Critics Online para Melhor Argumento e Top Film of the Year em 2007.

 

É um filme que vale a pena ver não só pelos ambientes criados, mas também pela fotografia e principalmente pelo argumento que envolve as relações complicadas entre irmãos que muitas vezes se perdem com a falta de um dos elementos da famíla.

the darjeeling limited bill murray.png

E será que Bill Murray consegue apanhar outro comboio?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.