Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

The Snowman

Renovando o interesse que já demonstramos por filmes de origem europeia, no Sessão da Meia Noite vimos recentemente uma adaptação de uma obra de Jo Nesbø - Snømannen, da série de romances policiais com o detetive Harry Hole.

 

the snowman 1.jpg

The Snowman - O Boneco de Neve, 2017, de Thomas Alfredson, com Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Charlotte Gaisnbourg, Jonas Karlsson, Michael Yates, J.K. Simmons, Val Kilmer, Toby Jones, Genevieve O'Reilly, David Dencik, Chloë Sevigny.

 

Michael Fassbender é Harry Hole, um detetive da força policial de Oslo, deprimido, alcoólico, só, e sem quase nada para ocupar o seu tempo devido à baixa taxa de homicídios da capital Norueguesa.

 

the snowman 5.jpg

 

A juntar a este cenário problemático, Harry separou-se de Rakel (Charlotte Gainsbourg) sua namorada de longa data, apesar de manter a ligação afetiva com ela e com seu filho adotivo - Oleg (Michael Yates).

 

Quase sem dar por isso, no meio de uma boleia, Harry começa a trabalhar com uma colega nova Katrine Bratt (Rebecca Ferguson) no caso de alguns desaparecimentos inexplicáveis de mulheres.

 

O único vestígio, ou prova, de que algo mais se passava nestes desaparecimentos é o facto de aparecer sempre nos locais um boneco de neve sinistro, a olhar para os locais dos desaparecimentos.

 

the snowman 3.jpg

 

Com o avançar do argumento, Harry vai apoiando Katrine, nalguma inexperiência profissional, ao mesmo tempo que vai conseguindo descobrir o motivo escondido da sua bela colega em persistir numa linha de investigação específica.

 

Os desaparecimentos estão, aparentemente, todos ligados pelo facto destas mulheres terem consultado um médico específico acerca de situações de gravidez resultantes de relações ilegítimas.

 

Contudo, apesar da história ser conduzida numa direção óbvia, a realidade está um pouco ao lado, e muito mais próxima de Harry do que ele poderia pensar, sendo que o clímax da história vai envolver, de uma forma quase traumática, Rakel e Oleg.

 

the snowman 2.jpg

 

Este filme foi muito maltratado pela crítica, por causa das refilmagens que foram necessárias, e pela facto de o filme ter sido sempre avaliado numa colagem muito próxima ao romance que lhe deu origem.

 

Este é mais um caso em que, as pressões dos estúdios obrigaram a alterações no filme que, de algum modo, o prejudicaram, afastando-o da ideia original do realizador.

 

Há uma dispersão grande de personagens e plots que, no final, se revelam inconsequentes para a história. O realizador sueco perdeu o braço de ferro com o estúdio e isso nota-se na tela.

 

the snowman 4.jpg

 

De qualquer modo, analisado o filme como uma obra isolada, consideramos que se trata de um bom thriller, competente e interessante, ainda que com o fim um pouco denunciado.

 

De mencionar a elevada qualidade da cinematografia, onde é feito um excelente aproveitamento das paisagens gélidas da Noruega, traduzidas num elemento essencial da história do filme.

 

Classificação SMN: 7/10.