Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Iron Man

Em 2008 a Marvel deu início a uma estratégia de expansão - Marvel Cinematic Universe (MCU), em nome próprio, do seu universo de super-heróis para o cinema, numa tentativa de tirar dividendos do seu portfolio num meio ainda com poucos resultados significativos.

 

mcu 1.jpg

 

O MCU consiste numa série de filmes cronologicamente definidos e interligados, composto de versões stand-alone de cada super-herói, e de filmes crossover onde aparecem e interagem diversos personagens dos livros de banda desenhada.

 

Hoje falamos do primeiro filme desta universo, que continua a ser um dos nossas favoritos.

 

Iron Man 1.jpg

Iron Man - O Homem de Ferro, 2008, de Jon Favreau, com Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb, Shaun Toub, Faran Tahir, Clark Gregg, Paul Bettany, Jon Favreau, Samuel L. Jackson.

 

Esta introdução ao universo Marvel é um filme sobre as origens do Iron Man, sem a intervenção de outros super-heróis, mas com a introdução subtil de algumas referências que, no futuro, farão a ligação entre as diversas histórias Marvel.

 

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é  um playboy rico e extremamente inteligente, que lidera um conglomerado enorme de empresas de fabrico de armas, e que se encontra no médio oriente para uma demonstração da sua mais recente tecnologia.

 

Iron Man 2.jpg

 

Esta apresentação, que na realidade se reveste de uma traição encapotada, leva Tony a ser capturado pelos rebeldes locais, numa ação que o deixa gravemente ferido. Após a sua recuperação, que implica a implantação de um eletroíman no seu peito, Tony é forçado a fabricar uma poderosa arma para salvar a sua vida.

 

Contudo, em vez de colaborar com os seus captores, Tony fabrica uma armadura que lhe permite escapar do cativeiro, não sem antes perceber a extensão dos danos que a politica empresarial das Stark Enterprises fazem pelo mundo.

 

Iron Man 5.jpg

 

Este abrir de olhos leva a uma mudança empresarial radical, que não agrada aos poderes instalados, nomeadamente ao seu mentor Obadiah Stane (Jeff Bridges) que vai tentar todas as estratégias para o afastar do comando das empresas.

 

Ao mesmo tempo que abandona pretende abandonar o fabrico de armas, Tony desenvolve e melhor a sua ideia de armadura protetora naquilo que o ajudar a se tornar no verdadeiro Iron Man.

 

Este filme é a experiência mais próxima de um livro de banda desenhada havia até à altura. Todas as outras experiências com super-heróis, com algumas exceções muito honrosas: Super-Man (de 1978 a 1987) e Spider-Man (de 2002 a 2007), nunca tiveram a capacidade de conseguir cativar os apreciadores de banda desenhada, pela falta de ligação entre os dois meios.

 

Iron Man 6.jpg

 

Os atores escolhidos para este filme são de excelente qualidade, começando por Robert Downey Jr. que, com o seu temperamento em cena, construiu um Tony Stark/Iron Man que atrai o publico, pelo assumir das suas falhas ao mesmo tempo que se vangloria das suas qualidades.

 

Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow e Terrence Howard também estão muito bem, criando uma rede de apoio e antagonismo a Tony, num contexto totalmente compatível com a banda desenhada.

 

Como referências cruzadas temos a introdução da agência S.H.I.E.L.D. pelo agente Coulson (Clark Cregg,) e do projeto Vingadores, mencionado numa cena pós genérico final por Nick Fury (Samuel L. Jackson).

 

Iron Man 7.jpg

 

Este filme, beneficia do facto de ser sobre um super-heróis que na realidade é um homem comum (ou mais ou menos), sem poderes sobre humanos, que desenvolve uma tecnologia que o torna diferente.

 

Com um especial enfoque na ação, o realizador conseguiu com que a fantasia visual dos comics, fosse transposta para as telas do cinema, de um modo que agrada de sobremaneira aos fãs e, ao mesmo tempo, responde ao plano da Marvel para este início de saga.

 

Iron Man 8.jpg

 

A aceitação do publico chegou na forma de um grande sucesso comercial, abrindo as portas deste Universo riquíssimo da banda desenhada ao cinema mainstream.

 

Pessoalmente, revimos o filme para fazer estes comentários e podemos dizer que, depois de quase 20 filmes produzidos nesta saga, Iron Man continua a ser um dos nossos heróis e filmes favoritos nesta Saga.

 

Classificação SMN 9/10.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.