Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

How Bruce Lee Changed the World

O mundo dos documentários é igualmente rico como o dos filmes (mas menos conhecido), e é muitas vezes utilizado como suporte à compreensão de alguns dos ídolos mais queridos do cinema. Desta vez, o Sessão da Meia Noite analisa “How Bruce Lee changed the World” do canal História.

 

How Bruce Lee Changed the World 1

How Bruce Lee changed the World – Como Bruce Lee Mudou o Mundo, 2009, de Steve Webb.

 

Ao longo dos tempos, muito tem sido falado sobre a lenda de Bruce Lee. Este documentário, com a chancela de qualidade do History Channel, oferece-nos uma visão aprofundada sobre as implicações de Bruce Lee na cultura atual.

 

Focado na influência de Bruce Lee nos filmes de artes marciais e nas suas técnicas como lutador e coreógrafo de lutas, este documentário conduz o espectador através dos seus rigorosos métodos de treino, assim como da sua precisa metodologia de trabalho no cinema, com muitos testemunhos de técnicos e lutadores que trabalharam com Bruce Lee.

 

How Bruce Lee Changed the World 2.png

 

De Jackie Chan a John Woo, muitos são os artistas da atualidade que se sentiram motivados pelo realismo das coreografias de luta de Bruce Lee, assim como pela sua filosofia que suportava todo o seu modo de ser, dentro e fora do cinema.

 

Além do mundo cinéfilo, este documentário apresenta relatos de artistas de outros meios, como a música, e obviamente as artes marciais, que encontraram em Bruce Lee o seu mentor espiritual, pela sua filosofia e modo natural e fluído de abordar as questões.

“Be formless, shapeless … like water”

How Bruce Lee Changed the World 3.jpg

 

Revelando-se por vezes um pouco exagerado no endeusamento que é feito do homem, este documentário apresenta-nos o enorme impacto que os filmes de artes marciais de Bruce Lee tiveram no meio de Hong Kong, que era na altura o maior produtor deste tipo de filmes, notando-se claramente dois períodos: antes e depois de Bruce Lee.

How Bruce Lee Changed the World 4.jpg

 

Apesar de só ter participado em quatro filmes de artes marciais, a sua influência é inegável nos mais diferentes setores da sociedade cultural de hoje em dia, inclusivamente, em alguns meios, Bruce Lee é considerado como um revolucionário, e o melhor lutador de artes marciais de todos os tempos.

 

Com extensos estudos em filosofia, Bruce Lee levou os seus pensamentos a uma faixa de população muito alargada, tornando-o conhecido mundialmente e num ícone da cultura moderna. O presente documentário apresenta algumas razões para esta realidade

 

Cada espetador terá que julgar por si a real influência e o grau de significância de Bruce Lee na cultura atual, no entanto, é inegável a influência que Bruce Lee teve em quebrar com preconceitos raciais para com os asiáticos.

 

Este documentário é bem construído e até ligeiramente inspirador, vagueando por áreas como o treino físico e a filosofia, que normalmente não são imediatamente associadas a Lee, mas que são interessantes de explorar no contexto da sua vida.

 

How Bruce Lee Changed the World 5.jpg

 

Bruce Lee morreu muito jovem, com 32 anos, de um edema cerebral causado por uma reação alérgica a um medicamento, sem nunca se ter apercebido da dimensão do seu impacto na cultura mundial.