Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Flawless - Estratégia Brilhante

Há filmes que nos são perfeitamente desconhecidos mas que, quando estamos no sofá, sem nada de especial para ver, e eles nos passam pelo écran, acabam por nos despertar a curiosidade e nos agarrar até ao fim. Este é um desses casos.

 

flawless 1.jpg

Flawless - Estratégia Brilhante, 2007, de Michael Radford, com Demi Moore, Michael Caine, Lambert Wilson, Joss Ackland.

 

Na Londres de 1960, Mr. Hobbs (Michael Caine) trabalha nas limpezas à 16 anos, na London Diamonds Corporation, próximo dos cofres onde estão guardadas as maiores reservas de diamantes lapidados do mundo.

 

De um modo quase invisível, Mr. Hobbs segue a sua rotina diária observando tudo e todos, ganhando um conhecimento quase perfeito sobre o funcionamento da empresa.

 

flawless 4.jpg

 

Num momento em que deteta um ressentimento de uma diretora da empresa - Miss Laura (Demi Moore), que é ultrapassada numa promoção, Mr. Hobbs percebe que poderá facilmente ganhar uma aliada para um golpe (furto de diamantes) que poderá trazer satisfação a ambos.

 

flawless 2.jpg

 

O furto ocorre sem que ninguém se aperceba do facto, ao que se segue uma exaustiva investigação, uma vez que está em causa a queda do mercado mundial de diamantes.

 

flawless 3.jpg

Num conjunto de grandes peripécias que vão conduzir ao pagamento de um "resgate" pela devolução dos diamantes, Mr. Hobbs e Miss Laura vão conseguindo iludir os investigadores.

 

Michael Caine e Demi Moore fazem um dupla surpreendente, que resulta muito bem na tela, ele como o velhote da limpeza totalmente insuspeito e ela como a executiva que se faz parecer menos inteligente do que na realidade é, para não ser ainda mais prejudicada no seu trabalho.

 

O golpe aparece na história como um meio para ambos os protagonistas se vingarem da empresa à sua própria maneira, uma vez que "... a maior parte dos furtos não tem nada a ver com dinheiro...", como nos diz Mr. Hobbs.

 

Aos poucos vamos percebendo as motivações de ambos naquele que seria o maior golpe da história na indústria dos diamantes.

 

flawless 6.jpg

Este filme, que chegou a estrear em Portugal em 2009, é uma pérola escondida, com muito boa realização e grandes interpretações do casal de protagonistas, assim como de um ator secundário muito querido pelo Sessão da Meia Noite: Joss Ackland.

 

Numa noite, sem planos definidos, este filme não desilude, mostrando mais uma vez que Michael Caine é um excelente ator, e que Demi Moore tem sido algo "mal-tratada" pelos estúdios e pela opinião publica, devido às suas escolhas.

 

O Sessão da Meia Noite aconselha este filme, sem receios destes 108 minutos de suspense e humor, sobre o mundo dos diamantes na Londres de 1960.