Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Filmes de Natal

O Natal significa boa vontade, solidariedade, partilhar momentos com a família e amigos, muita comida, doces , prendas e, sempre que possível, bons filmes.

 

469798.jpg

 

Para o meio cinematográfico, o Natal significa duas coisas: lançamentos de títulos direcionados às crianças e à família, e o lançamento dos últimos títulos do ano elegíveis para os Óscares. Contudo hoje, dedicamos o nosso post aos filmes que nos marcaram na época natalícia, sendo eles de natal ou não.

Love_Actually_movie.jpg

 

Numa época onde as comédias românticas reinam, há alguns filmes de ação que, para alguns podem ser "prazeres proibidos", mas que são muito apreciados no Sessão da Meia Noite, além das habituais adaptações das obras de Charles Dickens.

 

De entre as comédias românticas as nossas favoritas dão Love Actually - O Amor Acontece de Richard Curtis (2003) e The Holiday - O Amor não Tira Férias de Nancy Meyers (2006).

 

O primeiro filme é um intrincado de histórias de amor, de encontros e desencontros, de pessoas que não sabem o que procuram até que o encontram. Um conjunto de grandes atores como Hugh Grant, Alan Rickman, Emma Thompson, Liam Neeson, Bill Nighy, Colin Firth, Martin Freeman, Chiwetel Ejiofor, Andrew Lincoln, Keira knightley, Laura Linney, Thomas Brodie-Sangster, Rodrigo Santoro, e a "nossa" Lúcia Moniz, fazem desta comédia romântica uma experiência reconfortante e muito agradável de ver, essencial nesta época.

the holiday.jpg

 

The Holiday conta com um elenco menos numeroso mas não menos importante. Cameron Diaz (Amanda), Kate Winslet (Iris), Jude Law (Graham) e Jack Black (Miles), constituem dois casais que vão sendo aproximados pelas circunstâncias do argumento.

 

Numa história de fuga aos rituais normais do Natal, Amanda e Iris trocam de casa, por uma semana (curiosamente uma em Los Angeles e outra no Reino Unido), à procura de um escape de vidas que não as fazem felizes, numa tentativa de reanálise e acabam por encontrar pessoas interessante e, até, o amor (como não podia deixar de ser).

 

No Sessão da Meia Noite tivemos a oportunidade de ver este filme no cinema o que constituiu uma muito boa surpresa, numa obra com um muito boa cenografia, um argumento interessante e, uma experiência muito divertida.

 

No campo dos filmes de ação natalícios, temos o maior prazer proibido de todos: Die Hard - Assalto ao Arranha-céus de John McTiernan (1988) com Bruce Willis e Alan Rickman num batalha entre policia e ladrão que levam à quase destruição completa de um arranha-céus em Los Angeles.

 

 

Foi um dos filmes que mais notoriedade deu a Bruce Willis, elevando o seu estatuto como ator de filmes de ação, que nos deu ainda outras quatro aventuras do polícia John MClane.

 

No campo dos filmes saídos da obra de Charles Dickens, o nosso favorito continua a ser Scrooged - SOS Fantasmas de Richard Donner (1988), onde temos o brilhante Bill Murray numa interpretação moderna do velhinho "A Christmas Carol" de 1843, sendo visitado pelos fantasmas do passado, presente e futuro, numa tentativa de mudar a sua natureza egoísta e avarenta.

 

 

No Sessão da Meia Noite temos estes quatro filmes como favoritos natalícios, suficientes para uma consoada carregada de sentimento, amor, romance, ação e, acima de tudo bom cinema.

 

Ficam aqui estas nossas sugestões para um Natal bem passado na companhia das pessoas amadas, partilhando experiências enriquecedoras que nos aproximam uns dos outros e mantêm a nossa sanidade.

 

Da equipa do Sessão da Meia Noite aqui ficam os votos de um Santo Natal e desejo de muito e bom cinema para todos.