Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Dirty Harry - A Fúria da Razão

Como já referimos por diversas vezes, um dos atores muito apreciados no Sessão da Meia Noite é Clint Eastwood. Revendo a obra desta lenda de Hollywood, passámos recentemente pelo primeiro filme de uma das suas personagens mais marcantes e duradouras: o detetive “Dirty” Harry Callahan.

 

Dirty_harry 1971 1.jpg

Dirty Harry - A Fúria da Razão, 1971, de Don Siegel, com Clint Eastwood, Harry Guardino, Reni Santoni, John Vernon, Andrew Robinson, John Larch, John Mitchum, Mae Mercer, Josef Sommer.

 

A primeira aventura do detetive Harry Callahan (Clint Eastwood) foi criada tendo por base um argumento original de Harry Julian Fink e R. M. Fink intitulado “Dead Right”.

 

A historia é baseada livremente num dos casos criminais mais famosos de San Francisco - o assassino do Zodíaco, um assassino em série que atou nessa área, nos finais da década de 1960, e cuja identidade nunca foi conhecida.

 

Dirty_harry 1971 2.jpg

 

No filme, Harry é encarregue da investigação de um assassino que mata indiscriminadamente, escolhendo as suas vítimas de modo mais ou menos aleatório, com uma arma de alta precisão, a partir do topo de edifícios.

 

A sua loucura leva-o a exigir um resgate à cidade para parar com a chacina, comunicando os seus feitos e exigências através de cartas assinadas simplesmente por Scorpio (papel desempenhado por Andrew Robinson).

 

Harry e a sua equipa conseguem prender Scorpio, mas ele acaba por ser libertado por falta de provas. Esta circunstancia leva Harry a quebrar todos os protocolos policiais para acabar com a loucura deste assassino.

 

Dirty_harry 1971 3.jpg

 

Clint Eastwood encaixou que nem uma luva num papel que, originalmente era para ser de Frank Sinatra, construindo uma personagem muito forte de um detetive de homicídios obstinado, frontal e cínico, muito crítico das “politiquices” dos seus superiores e com um elevado sentido de justiça.

 

Numa altura em que as estrelas tinham um poder diferente de hoje em dia, Clint Eastwood aceitou o papel na condição de que o realizador fosse Don Siegel, seu mentor e amigo de longa data, mas que também já tinha provas dadas quer no cinema quer em séries de televisão.

 

Esta seria a quarta colaboração entre os dois amigos, depois de Coogan’s Bluff (1968), Two Mules For Sister Sara (1970) e The Beguiled (1971).

 

Dirty_harry 1971 4.jpg

 

O resultado desta simbiose foi que ambos trabalharam a história de modo a moldar a personagem de Dirty Harry naquilo que viria a ser um dos ícones mais reconhecidos dos filmes policiais de sempre.

 

O realizador consegue através de uma grande simplicidade, dar o foco da atenção todo à ação, e a uma inevitável aproximação entre opostos, entre o bem e o mal, personificados por Clint Eastwood e Andrew Robinson, onde a cidade é o terceiro protagonista.

 

Dirty Harry é um filme que nós gostámos muito no Sessão da Meia Noite (já o vimos diversas vezes), num exemplo de qualidade daquilo que foi a base de todos os filmes de ação policial que se lhe seguiram.

 

 

Classificação SMN: 8/10.