Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Central - O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil

No campo dos documentários estreou ontem, no Brasil, pela mão da produtora Panda Filmes, uma peça do puzzle que é o sistema penal brasileiro.

 

CARTAZ_CENTRAL.jpg

Central - O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil, 2017, de Tatiana Sager e Renato Dornelles.

 

Os autores tentam neste documentário mostrar o dia-a-dia no Presídio Central de Porto Alegre, uma das maiores e mais violentas prisões da América do Sul, numa perspetiva independente, com registos na primeira pessoa sobre áreas no interior da prisão onde a polícia não se atreve a ir.

 

presidio.jpg

 

Um local que, ideologicamente, deveria funcionar como recuperador de indivíduos para a sociedade, serve sim como universidade do crime, onde quem sai leva consigo todas as qualidades de um aprendiz dedicado.

 

Um registo que é concordante com as recentes notícias brasileiras sobre a greve dos polícias e as constantes rebeliões nas prisões, somos confrontados com a elevada organização das fações criminosas no interior da prisão e a sua sombra de influência no exterior.

 

A precariedade das prisões brasileiras e os constantes motins, são um assunto que periodicamente é focado pelos media brasileiros mas não só. Também no meio musical, já houve diversos alertas para estas situações.

 

 

Uma das mais conhecidas é a música "Manifest" do álbum de 1993 "Chaos A.D." da banda de heavy metal Sepultura, sobre o massacre do Carandirú em outubro de 1992, onde a polícia entrou no Complexo Prisional do Carandirú para travar uma rebelião e acabou por executar 111 prisioneiros.

 

Deixamos aqui o trailer de Central para que possam procurar e assistir quando este tiver disponível.

 

No Sessão da Meia Noite é isso que iremos fazer.