Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

A Golpada de George Roy Hill (1973)

Hoje falamos de um clássico do cinema, abundantemente premiado, de uma excelente ano – 1973, que nos mostra em contracena dois dos melhores atores de sempre – Paul Newman e Robert Redford.

 

the sting 1973 1.jpg

The Sting – A Golpada, 1973, de George Roy Hill, com Paul Newman, Robert Redford, Robert Shaw, Charles Durning, Ray Walstom, Eileen Brennan, Harold Gould, Dana Elcar.

 

O argumento apresenta-nos o meio dos aventureiros trapaceiros – Con-artists, em 1936, com início numa pequena cidade do interior de Illinois – Jolliet, um pouco à semelhança do que já tínhamos visto em The Hustler (1961) de Robert Rossen, com Paul Newman, mas aqui num contexto mais criminoso.

 

No meio da máfia local, e de todos os abutres que giram à sua volta, estes aventureiros vão sobrevivendo por saberem em que não aplicar os seus golpes.

 

the sting 1973 2.jpg

 

Mas tudo se altera quando um amigo do nosso herói Johnny Hooker (Robert Redford), é apanhado nas teias do sindicato do crime e recebe a punição máxima.

 

Johnny é obrigado a fugir de Jolliet para Chicago, onde encontra Harry Gondorff (Paul Newman), um velho colega da mesma atividade, que se encontra fugido ao FBI.

 

Nas conversas trocadas descobre que o falecido era amigo comum, e vinga-lo aplicando um golpe de alto rendimento ao chefe da máfia Doyle Lonnegan (Robert Shaw), responsável máximo pelas atividades criminosas em Jolliet.

 

the sting 1973 3.jpg

 

Deste ponto em diante, toda a história se desenrola com o objetivo máximo em vista, com avanços e retrocessos, onde os dois amigos e os seus comparsas terão que recorrer às suas melhores qualidades de “dissimulação” para conseguir o seu propósito.

 

Numa altura em que poucos eram os efeitos visuais disponíveis, este tipo de filmes tinha sucesso devido às grandes interpretações e boa construção da narrativa que nos prende à tela a torcer pelo mais pequeno “underdog”, na sua luta contra Golias.

 

the sting 1973 4.jpg

 

A qualidade que aqui o Sessão da Meia Noite advoga, não é uma situação pontual, mas sim uma opinião generalizada, suportada pelos sete Óscares da Academia que o filme venceu em 1974 (das dez nomeações que tinha), incluindo melhor filme, melhor realizador e melhor argumento.

 

Além disso A Golpada está classificado com um dos melhores 100 filmes de sempre pelo IMDb e seus utilizadores.

 

Como curiosidades podemos revelar que Robert Redford só viu o filme em junho de 2004 e que o restaurante onde Hooker encontra Lonnegan pela primeira vez é o mesmo cenário que foi utilizado em Regresso ao Futuro (1985), quando Marty McFly encontra a seu pai (no passado) pela primeira vez.

 

the sting 1973 5.jpg

 

Também é uma oportunidade de ver dois dos melhores atores de sempre muito novinhos (especialmente Robert Redford).

 

Pelo Sessão da Meia Noite podemos dizer que são 2h9m muito bem passadas, a ver cinema de grande qualidade.

 

Vejam que não se vão arrepender!