Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

Sessão da Meia Noite

Comentários pessoais e (in)transmissíveis sobre cinema e televisão.

12 Strong - The Declassified True Story of the Horse Soldiers

Recentemente vimos um filme estreado este ano, saído da poderosa produtora Jerry Bruchheimer Films, responsável por alguns do maiores êxitos de ação de sempre, como Top Gun, Bad Boys, Con Air ou Pirates of the Caribbean.

 

12 strong 2.jpg

12 Strong (The Declassified True Story of the Horse Soldiers) – 12 Indomáveis, 2018, de Nicolai Fuglsig, com Chris Hemsworth, Michael Shannon, Michael Peña, Navis Negahban, Trevante Rhodes, Geoff Stults, Thad Luckinbill, Austin Hébert, Austin Stowell, Ben O’Toole, Kenneth Miller, Kenny Sheard, Jack Kesy, Rob Riggle, William Fichtnet, Elsa Pataky, Fahim Fazli, Numan Acar.

 

12 strong 9.jpg

 

Este filme é baseado em factos reais, e pretende contar um pouco da história da primeira equipa de forças especiais que é enviada para o Afeganistão, após os ataques de 11 de setembro de 2001, para ripostar perante as forças da al-Qaeda.

 

O argumento foi escrito por Ted Tally (Silence of the Lambs) e Peter Craig (The Hunger Games), foi baseado no livro Horse Soldiers do jornalista Doug Stanton, apresenta-nos a difícil realidade dos primeiros 12 homens enviados para combater a al-Qaeda, no meio de uma periclitante aliança com uma das tribos do norte do Afeganistão.

 

Chris Hemsworth (Captain Mitch Nelson) e Michael Shannon (Hal Spencer) são os líderes destes homens que vão ter que lutar contra a terrível orografia local, o tempo agreste, a falta de meios, uma força inimiga imensamente superior e aliados desconfiados cuja confiança terá que ser provada no campo de batalha.

 

12 strong 3.jpg

 

A realização deste filme foi entregue a Nicolai Fuglsig, um dinamarquês com créditos firmados no meio da publicidade mas ainda sem curriculum no cinema. Apesar disso, ele conseguiu compor a história de uma forma muito consistente e atrativa para os fãs de filmes de guerra.

 

É certo, que este filme tem um público-alvo muito particular que é, como é óbvio, todo o povo Americano, uma vez que a epopeia do pequeno (nesta caso pequeno em número) a vencer pelo meio da adversidade, contra quem ousou atacar a pátria mãe, é uma obra típica de propaganda e valorização do ego Americano.

 

12 strong 6.jpg

 

Apesar destas particularidades, o filme é agradável de se ver, com a dupla de atores principais a terem bons desempenhos, com Michael Shannon a colocar a fasquia do dramatismo um pouca mais alta que Chris Hemsworth. Nada que seja de surpreender!

 

A cinematografia é muito boa, com as paisagens montanhosas do Novo México, a passarem pelo Norte do Afeganistão, assim como todos os elementos cénicos militares a serem fornecidos por fornecedores militares privados, suportando assim de um modo muito consistente a narrativa.

 

12 strong 7.jpg

 

No geral, este é um filme ligeiramente acima da média, com um pouco de propaganda Americana é certo, mas dinâmico e interessante que retrata acontecimentos reais, apesar das liberdades criativas ficcionais normais neste tipo de obra.

 

Classificação SMN 7/10.